Quadros Pequenos
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Dragon Ball a saga de um anime

Já faz alguns anos que anunciam interesse de adaptar Dragon Ball Z em versão live action no cinema, com produção da Fox. A princípio seria um veículo para Jet Li (sabe-se lá em que papel) e teria direção de Ang Lee (vindo do Oscar por O Tigre e o Dragão). A febre sobre o anime/manga abaixou nos Eua e no Brasil e no último mês cogitou-se que finalmente Dragon Ball Z poderia sair do papel. Mas o que é esse Dragon Ball???
Resposta: Dragon Ball é um
mangá japonês criado pelo japones Akira Toriyama publicado entre 1984 á 1995. O mangá deu origem a três séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá.

Mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z

Depois do imenso sucesso de
Dr. Slump, publicada semanalmente de 1980 a 1984, Toriyama criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, dinossauros e qualquer coisa que sua imaginação permitisse. Tudo começa com um pequeno garoto com rabo de macaco, Son Goku (nome retirado da lenda), que parte com a Bulma atrás das Esferas do Dragão, que podem realizar qualquer tipo de desejo. A história segue cheias de lutas, aventuras, tramas e vilões surpreendentes. O amadurecimento do personagem e seus surpreendentes aliados são os pontos forte da saga. Apesar de todo o seu conteúdo de artes marciais, a história de Dragon Ball centra-se fundamentalmente à volta de um tema de redenção, geralmente através de exposição aos ideais "puros" de Son Goku e Son Gohan. Quase todas os maiores personagens no mangá apareceram como vilões mas, de uma forma ou de outra, acabaram por se converter para o lado do bem.
Tenho a coleção completa do mangá e devo confessar que tudo que não está inserido no mangá é completamente desnecessário e enxeção de linguiça desnecessária. Portanto o mangá é perfeito, bem humorado e com forte apelo infanto-juvenil.

Anime Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT

O ponto alto dos animes quanto ao mangá é a movimentação, extremamente feliz os produtores em serem fieis a fonte original, porque senão fosse o sucesso do anime, nunca o mangá tivesse se tornado um fenômeno mundial que se tornou hoje.
A primeira parte é mais cômica, com grande enfoque no Torneio de Artes Marciais. Dragon Ball Z começa com o nascimento do primeiro filho de Son Goku,
Son Gohan. Ela enfoca mais em batalhas com altos níveis de poder, perdendo um pouco de seu humor. Dragon Ball GT é a sequência da saga Z, mas não é baseada em nenhuma mangá.
Ao contrário de Dragon Ball e Dragon Ball Z,
Akira Toriyama não esteve diretamente envolvido na criação de Dragon Ball GT, o que transforma até mesmo numa continuação infeliz e desnecessária para a saga de Goku. Transformar novamente o herói em criança e terminar de uma maneira aberta e tola comprometeu completamente o resultado final do GT.
Dragon Ball Z, a saga do meio, mais famosa e de melhor qualidade possui as seguintes sagas: Saga dos Sayajins, Saga de Freeza, Saga de Cell e Saga de Majin Boo. Como não poderia deixar de ser, existem algumas diferenças do mangá para o anime. Alguns episódios como por exemplo Tenshinhan, Yamcha e Chaos treinando com o Sr. Kaioh, a volta de Taopapai e outros foram criados exclusivamente para o anime, além das minisagas de Garlick Júnior e o Torneio do Mundo dos Mortos. Infelizmente sem a qualidade das histórias de Akira.

Médias-Metragens em Animação de Dragon Ball e Dragon Ball Z

Segue abaixo todos os médias-metragens de animação sobre o universo Dragon Ball, alguns lançados em DVD ou até mesmo nos cinemas, embora totalmente descartáveis e com histórias muito, mas muito ruins!!!
Dragon Ball
A Lenda de Shenlong
A Bela Adormecida no Castelo Mal Assombrado
Uma Aventura Mística
Especial 10º Aniversário: O Caminho Para Ser o Melhor
Dragon Ball Z
Devolva o meu Gohan!!
O Homen Mais Forte do Mundo
A Árvore do Sagrada
Super Saiyajin Son Goku
Uma Vingança para Freeza. A Batalha do Mais Forte
Explosão!! A força de 10 Bilhões de Guerreiros
Batalha ao Extremo!! Os Três Super Sayajins
Eleve seu espírito ao máximo!! A perigosa batalha sangrenta...
A Galáxia Está em Perigo. O Guerreiro Mais Forte do Universo!
A Volta do Guerreiro! Os Super Lutadores não Podem Descansar
O Clone do Super Guerreiro. Eu Sou Aquele que Vencerá!
O Renascimento da Fusão! Goku e Vegeta
Explosão do Punho do Dragão!! Se Goku não Conseguir, Quem Conseguirá?
Especiais Dragon Ball Z
Bardock: A Última Batalha
Trunks: O Outro Futuro
Especial Dragon Ball GT
História de Goku Jr.
PS: Inédito no Brasil
Especial criado pela Bandai sobre Dragon Ball Z
O Plano de Erradicar os Sayajins
PS: Inédito no Brasil


Dragon Ball em Live Action

Dragon Ball: The Magic Begins, ou
Xin qi long zhu, é uma produção tailandesa, falada em mandarim, lançada nos cinemas em 1989, com direção de Joe Chan e Leung Chung, que narra a saga de Piaf, a primeira e mais fraca de Dragon Ball.
Assisti ao filme numa versão em inglês, numa dublagem horrorosa e ridícula, onde Goku parece ter sido dublado por uma voz muito parecida com a do ex-astro pop Michael Jackson.
Inspirado momentaneamente em Rambo 2, a Missão (acreditem!!!) com tiros de metralhadora e explosões de granadas, o filme toma certas liberdades ao mangá, com o intuito claro de encurtar o orçamento. Mesmo assim, piora gradativamente por querer infantilizar e suavizar a saga contada. Goku não se transforma em gorila gigante, a mãe de Chichi é viva, o Avô Son Gohan não morre e o porquinho Oolong é um homem “porco” no sentido de adjetivo, hahaha. O ponto positivo é o personagem Mestre Kame que torna o filme um pouco mais ousado, tendo inclusive a famosa cena dos Boing-Boing, infelizmente quando aparece o filme já saiu completamente dos trilhos!!!
Nota 3,5 e vale apenas por curiosidade mórbida assistir um vez.

Fonte: Wikipédia, IMDB, Mangás Dragon Ball, Animes Dragon Ball e Youtube.


Judas Hiena







posted by Revista Nerd @ 20:01  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER